As mulheres negras no rock em 50 canções

Categorias Mulheres Negras no Rock, Música
mulheres negras no rock

Em nosso especial sobre mulheres negras no rock conhecemos as mais variadas artistas do gênero e resgatamos a história de mulheres que foram fundamentais para o rock, mas foram esquecidas ou apagadas dos livros de história. Junto com essa pesquisa criei uma playlist com as protagonistas de cada um dos dez capítulos do especial.

Começamos na década de 1930 com Sister Rosetta Tharpe e seguimos com Big Mama Thornton, LaVerne Baker, Tina Turner, Odetta e Etta James nas décadas de 1950 e 1960. Nos anos 1970 temos Betty Davis, o trio Labelle, Joyce Kennedy do Mother’s Finest e as minas do punk Poly Styrene Pauline Black.

Betty Davis
Betty Davis

Na década de 1980 veneramos a diva Grace Jones, conhecemos a carreira solo de Nona Hendryx e a carreira meteórica de Tracy Chapman. Já na década de 1990 foi a vez de Lisa Fischer nos brindar com a sua voz poderosa em parceria com os Rolling Stones, além de conhecermos os nomes do rock alternativo como Skin, da banda Skunk Anansie, Lisa Kekaula do The BellRays e Yvonne Ducksworth com a sua banda punk Jingo De Lunch.

Na virada do século conhecemos doze nomes da nova geração de mulheres negras no rock, como Tamar-kaliShingai Shoniwa do Noisettes, Kimya DawsonAlexis Brown do Straight Line Stitch, Fefe Dobson e mais. E nos rendemos ao talento de Brittany Howard, além de conhecermos os novos nomes da última década.

Também conhecemos a história das mulheres negras guitarristas como a rainha da guitarra Lady Bo, responsável por moldar a forma como se tocava guitarra nos anos 1960, ao lado de Bo Diddley e também celebramos todo o talento de Beverly “Guitar” Watkins, Malina Moye, Diamond Rowe e Jackie Venson.

E por último, mas não menos importante, refletimos sobre a presença da mulher negra no rock brasileiro e conhecemos o trabalho da cantora Mahmundi, o punk rock de Tati Góis da banda Útero Punk, o talento da headbanger Hanna Paulino, o indie rock de Héloa e o post-rock da Natalia Munroe da banda Kali.

Ouça a playlist “Black Women Rocks!” com as mulheres negras que marcaram presença em nosso especial:

Leia os posts do especial:

Mulheres Negras no Rock: Parte 1 – De Sister Rosetta Tharpe ao esquecimento.
Mulheres Negras no Rock: Parte 2 – Tina Turner, Odetta e os anos 1960.
Mulheres Negras no Rock: Parte 3 – Betty Davis e os anos 70.
Mulheres Negras no Rock: Parte 4 – Poly Styrene e o punk rock.
Mulheres Negras no Rock: Parte 5 – Grace Jones e as cantoras dos anos 80.
Mulheres Negras no Rock: Parte 6 – De Lisa Fischer ao rock alternativo dos anos 90.
Mulheres Negras no Rock: Parte 7 – Tamar-kali e a renovação nos anos 2000.
Mulheres Negras no Rock: Parte 8 – Britanny Howard e os novos nomes.
Mulheres Negras no Rock: Parte 9 – Lady Bo e as guitarristas.

Mulheres Negras no Rock: Parte 10 – Mahmundi e as brasileiras.

Sou formada em Artes Visuais, apaixonada por arte, música, livros e HQs. Editora nos blogs Las Pretas e Sopa Alternativa.


1 ideia sobre “As mulheres negras no rock em 50 canções

Deixe uma resposta