Em 7de junho de 2019 o Bam Bam de Tina Bell lançou o álbum Free Fall From Space.

É impossível não falar de Tina Bell e sua banda Bam Bam sem se emocionar com a história dessa mulher incrível que ajudou a fundar os pilares do grunge nos anos 1980.

Já havíamos falado que os singles antigos estavam sendo remasterizados e lançados novamente nas plataformas de streaming e que um material inédito da banda estavam prestes a sair.

Bam Bam: Tina Bell e Tommy Martin.
Bam Bam: Tina Bell e Tommy Martin. Foto: Cyndia Lavik.

A história do Bam Bam é cheia de reviravoltas dignas de um filme, as fitas com as gravações originais sobreviveram a inundação de um porão na casa de Tommy Martin, guitarrista e membro fundador da banda ao lado de Tina Bell, e depois quase foram perdidas em um incêndio na casa de Scott Ledgerwood, baixista da banda. Contudo esse material estava destinado a ser conhecido pelo mundo.

Veja também:
Tina Bell: uma mulher negra ajudou a fundar o grunge
As origens do Grunge com o Mother Love Bone

Após lançar os singles de “Ground Zero” e “Show Me What You Know”, o Bam Bam lançou o álbum “House of Demo’84” com 11 faixas demo do que o Bam Bam fazia de melhor nos anos 1980, incluindo a lendária faixa “Villains Also Wear White”, uma das primeiras gravações do que viria a ser considerado grunge na época, além disso o álbum nos preparava para o seu lançamento mais importante do ano.

Ouça House of Demo’84:

Após ter sido remasterizado, o Bam Bam lançou em 7 de junho de 2019 o aguardado álbum “Free Fall From Space”, com oito faixas que incluem “Ground Zero”, “Show Me What You Know”, “It Stinks” e a faixa que dá nome ao álbum.

O trabalho foi produzido por Tommy Martin e Chris Hanzsek, um dos produtores da Reciprocal Recording, estúdio que ficou famoso com a gravação do primeiro álbum do Nirvana, Bleach (1989), sob o selo da Sub Pop, a casa do rock alternativo nos anos 1990. Hanzsek também já produziu álbuns para o Soundgarden, Mudhoney, Melvins, Hole entre outros grandes nomes da época.

Esse trabalho mostra como a banda foi importante para a cena musical de Seattle com a sua mistura de punk e hard rock, junto aos vocais e personalidade marcantes de Tina Bell, que lidera a banda de maneira magistral.

Bam Bam - Free Fall From Space
Capa do álbum Free Fall From Space

Uma curiosidade sobre o single “Ground Zero”, que integra o álbum Free Fall From Space e carrega muito dos elementos do grunge dos anos 1990, mas ainda numa era pré-grunge, é que a canção é sobre aniquilação nuclear.

Na década de 1980 o mundo ainda vivia sobre a tensão da guerra fria e isso não passou despercebido pelos membros da banda. “Vivíamos do outro lado do porto a partir da Base Naval de Submarinos de Bangor; Mísseis nucleares. É sobre isso que a música fala; vivendo a 3 milhas do marco zero.” – conta Scott Ledgerwood, baixista do Bam Bam.

Tina Bell. Foto: reprodução.
Tina Bell. Foto: reprodução.

Tina Bell era uma letrista extremamente criativa e escrevia sobre situações da sua vida como flerte nas canções “Swing Set” e “Show What You Know”, raiva em “Heinz 57” e “It Stinks”. E temas mais abstratos como saltar pela atmosfera na canção “Free Fall From Space”, mas também tratava de temas sérios como questões raciais e estupro nas canções “Heinz 57” e “Curses In The Dark”. E ela também mandava os caras se ferrarem nas canções “Going To A Party” e “World Of Your Future”.

Junto com os álbuns também saíram alguns vídeos com material audiovisual da banda que estão disponíveis no canal do Bam Bam. Confira:

Esses lançamentos recentes ajudam a contar a história de Tina Bell e manter viva a sua memória e o seu trabalho, que merece mais reconhecimento e um lugar na história da música de Seattle e do mundo.

Ouça o álbum “Free Fall From Space” e confira a letra de Ground Zero na sequência:

Bam Bam – Ground Zero

(Lyrics by Tina Bell & Tommy Martin.)

Verse 1

Three miles from ground zero.
I can’t see the sun; still hasn’t shown.
Searching across the water, what’s that I see?
Could it be..
The home of the final destroyer. Oh.

Verse 2

Three miles from ground zero,
doing time with Stevie and Frank.
We shared a few laughs between us,
maybe our last.
It’s hard to tell swimming in eyeballs at ground zero.
Oh.

Chorus

Attack of the killer clams from Mars.
Giving up your life; oh no!
We’ve got to run from this beach while we can.
Don’t want to be a dead hero.

Verse 3

Three miles from ground zero.
I can see the sub;
it’s coming home.
Faced with opposition from mankind,
that’s not kind.
Some welcome home to the final destroyer.
Oh.

Tradução:

Bam Bam – Ground Zero
(Letra Tina Bell e Tommy Martin.)

Verso 1

Três milhas do marco zero
Eu não posso ver o sol
ele ainda não apareceu
Olhando para o outro lado da água, o que eu vejo?
Poderia ser
A casa do destruidor final. Oh.

Verso 2

Três milhas do marco zero,
passando um tempo com Stevie e Frank.
Nós compartilhamos algumas risadas entre nós,
talvez nossas últimas.
É difícil dizer nadando nos olhos do marco zero.
Oh.

Refrão

Ataque dos moluscos marcianos assassinos.
Desistindo da sua vida;
Ah não! Temos que fugir desta praia enquanto pudermos.
Não quero ser um herói morto.

Verso 3

Três milhas do marco zero.
Eu posso ver o submarino;
está voltando para casa.
Encarado com oposição a humanidade,
isso não é humano.
Algumas boas-vindas para o destruidor final.

Para saber mais sobre Tina Bell e o Bam Bam siga a página deles:

Bam Bam
Tina Bell