Encontros e Desencontros

Categorias Cinema

Encontros e Desencontros (Lost in Translation no título original) é um filme de 2003 dirigido por Sofia Coppola, com trilha sonora de Kevin Shields (My Bloody Valentine) e com a então iniciante Scarlett Johansson e o veterano Bill Murray.

A história se passa no Japão quando o ator americano Bob Harris (Bill Murray) viaja a Tóquio para gravar um comercial de uísque. Ainda se adaptando ao fuso-horário, ele não consegue dormir e nas noites de insônia no bar do hotel ele conhece Charlotte (Scarlett Johansson), uma jovem recém-casada que fica a maior parte do tempo sozinha, pois o seu marido fotógrafo não para de trabalhar e não lhe dá atenção.

Os dois então partem para explorar a cidade de Tóquio e vivem as experiências de estrangeiros em uma cultura muito diferente da sua. No título original Lost in Translation refere-se a uma expressão americana usada quando o sentido de uma frase perde-se na tradução para outra língua, no caso dos personagens é sobre a dificuldade dos dois serem compreendidos por aqueles que os cercam.

Encontros e desencontrosAo longo dos encontros nasce uma forte amizade e uma compreensão mútua da situação de ambos, os dois sentem-se perdidos tanto na cidade como na vida. Bob está preso em um casamento medíocre e Charlotte está tentando se encontrar na vida após terminar a faculdade e se casar.

Sem a cidade de Tóquio o encontro dos dois não é possível e é nela que os bons momentos, muitas vezes simples, são construídos, mas essa amizade parece ter um prazo para acabar. O final do filme é uma das cenas mais profundas e memoráveis, com direito a música Just Like Honey tocando ao fundo.

A trilha sonora do filme é um caso a parte, composta por Kevin Shields, vocalista e guitarrista do My Bloody Valentine e membro do Primal Screen, ela traz cinco composições até então inéditas de Shields, feitas exclusivamente para o filme. A clássica Just Like Honey do The Jesus And Mary Chain, além de uma música inédita, na época, da banda Air e Sometimes da banda de Shields My Bloody Valentine e também uma faixa escondida de Bill Murray cantando no Karaokê.

O filme é muito bom e a trilha sonora completa ainda mais um dos melhores trabalhos de Sofia Coppola.

Encontros e Desencontros recebeu quatro indicações ao Oscar e ganhou o Globo de Ouro na categoria Melhor Filme Musical/Comédia, ele vale cada minuto e desperta reflexões sobre como nos colocamos na vida e como nossas memórias de bons momentos são construídas.

A melancolia do personagem de Bill Murray, que já tem a sua vida “encaixada nos eixos”, mas que se vê entediado perante esse cenário, faz um contraponto com a vida de Charlotte que está começando uma nova fase e não sabe o que fazer, no fundo os dois estão perdidos tentando se encontrar e  no meio de tudo isso eles encontram um ao outro.

Ouça a trilha sonora:

Assista ao trailer:

 

Sou formada em Artes Visuais, apaixonada por arte, música, livros e HQs. Editora nos blogs Las Pretas e Sopa Alternativa.


Deixe uma resposta