Samurai Gourmet nos ensina a apreciar as coisas simples

Categorias Seriados
Samurai Gourmet Netflix

Samurai Gourmet é uma série original da Netflix, adaptação do mangá Nobushi no Gourmet de Masayuki Kusumi e Shigeru Tsuchiyama. A série estreou em 17 de março de 2017 e conta com 12 episódios de 20 minutos cada.

Em Samurai Gourmet acompanhamos a vida do recém aposentado Takeshi Kasumi (Naoto Takenaka) que dedicou toda a sua vida ao trabalho corporativo e agora aos 60 anos se percebe com um tempo livre e uma liberdade que ele jamais experimentara ao longo de sua vida adulta. Logo no primeiro episódio ele se levanta assustado e bravo com a sua esposa por não acordá-lo no horário e se dá conta de que não tem mais hora para acordar.

Dando um passeio pelo seu bairro ele se permite prestar atenção aos lugares que antes ele não tinha tempo de ver na correria da rotina diária do trabalho. É quando ele resolve almoçar em um restaurante simples pelo qual passava todo dia, mas que nunca havia entrado e é aí que começa a jornada culinária de nosso herói e, mais do que isso, uma ode às coisas simples da vida e a liberdade recém conquistada.

Samurai Gourmet

Takeshi resolve tomar uma cerveja no horário do almoço e se pega pensando que nunca fez isso antes e se seria aceitável beber nesse horário, nos momentos de dúvida o seu alter ego Samurai (Tetsuji Tamayama) entra em cena e nos mostra um outro ponto de vista para diversas situações do cotidiano e que a liberdade de fazer o que se gosta é muito importante.

Ao longo de doze episódios somos levados em uma saborosa jornada de redescoberta do protagonista, que aprende coisas novas e também se recorda de momentos do seu passado com carinho, além de conhecermos a culinária japonesa que vai muito além do sushi e sashimi. Aprendemos a valorizar a simplicidade da vida, seja em um almoço preparado pela sua esposa Shizuko (Honami Suzuki) ou em uma tão merecida cervejinha gelada antes da refeição, tudo deve ser apreciado nos mínimos detalhes e em seu significado mais amplo.

Cada episódio nos ensina alguma coisa, seja a persistência de se empenhar naquilo que você gosta de fazer e acredita que um dia terá sucesso ou em ter humildade e respeitar a opinião daqueles que se preocupam conosco e até como nos comportamos tentando agradar a todos e deixamos de apreciar o que realmente importa.

Samurai Gourmet é uma série leve a gostosa (literalmente) de se assistir, com momentos de humor na medida certa e com uma mensagem que só algumas séries japonesas podem nos ensinar. Eu garanto que você vai ficar faminto depois de assistir essa série.

Veja o trailer de Samurai Gourmet:

Música tema da série:

Sou formada em Artes Visuais, apaixonada por arte, música, livros e HQs. Editora nos blogs “Las Pretas” e “Sopa Alternativa”, também colaboro com o “Delirium Nerd” e “Blogueiras Negras”.

Deixe uma resposta