A ironia do artista Nedko Solakov

Categorias Artistas

Nedko Solakov é um artista que se destaca pelo humor e sarcasmo presentes em seus trabalhos, utilizando-se dos mais variados meios, do desenho a performance, para construir narrativas que combinam ficção com experiências pessoais.

Nascido na bulgária, ele produz desenhos, pinturas, performances e instalações e usa o seu senso de humor para criticar os institutos de arte e suas práticas, assim como as normas da sociedade e suas expectativas. Formado no muralismo clássico, Solakov combina a sua educação tradicional com práticas conceituais para criar trabalhos afiados. Em sua obra seminal, um catártico ato de revelação, chamado Top Secret (1989), Solakov preencheu uma gaveta cheia de cartões, detalhando suas colaborações para a polícia secreta da Bulgária na sua juventude. Reagindo sobre a controvérsia que surgiu sobre o trabalho e a sua chocante confissão, Solakov escreveu: “Só quem supera os seus medos pode ser um verdadeiro artista”. Fonte: artsy.net.

“Só quem supera os seus medos pode ser um verdadeiro artista.”
Nedko Solakov

Nedko também trabalha em vários ambientes e infiltra os seus desenhos nos detalhes. No trabalho Art and life (in my part of the world), 2005 Solakov se apropria de uma casa abandonada e deteriorada pelo tempo e deixa pequenos textos, recados e desenhos nas paredes do local.Os textos fazem relações com as características próprias da casa, como rachaduras e manchas na parede. Os desenhos também parecem coexistir com o local acomodando-se nos vãos e reentrâncias do mesmo. A presença do artista no local está implícita.

Nedko Solakov
Art & Life (in my part of the world), 2005

Solakov é um artista pouco conhecido que se destaca pelo seu trabalho irônico e simples, mas que tem um força e qualidades inquestionáveis.

O artista já participou de inúmeras exposições como o Documenta 12 (2007) e o Documenta 13 (2012), a Bienal de Veneza 2001, 2003 e 2007 e no Tate Modern. E vale a pena conferir os seus trabalhos em seu site oficial.

Algumas exposições de Nedko Solakov:

Mais trabalhos de Nedko Solakov:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Fontes:
http://www.artspace.com/nedko_solakov
https://www.artsy.net/artist/nedko-solakov
http://www.arndtfineart.com/website/artist_1242?idx=s
http://nedkosolakov.net/content/index_eng.html

 

Sou formada em Artes Visuais, apaixonada por arte, música, livros e HQs. Comecei escrevendo sobre música e me apaixonei pela escrita.

Deixe uma resposta