Nos últimos anos Tina Bell e sua banda Bam Bam finalmente estão recebendo o seu devido reconhecimento na história do grunge de Seattle e como influência de um movimento que se tornou global quase uma década depois da gravação do primeiro álbum da banda.
Como forma de resgatar e honrar o nome de Tina Bell e do Bam Bam, que também contava com o guitarrista Tommy Martin em sua formação, no dia 9/7 às 22h (aqui no Brasil e 8pm nos EUA) acontecerá um show em Tributo a banda no The Central Saloon em Seattle que poderá ser assistido online pagando o ingresso no valor de $20 (vinte dólares).
O show contará com presença da cantora Om Johari no vocais, uma das pessoas que lutou para preservar o nome de Tina Bell e dar o devido reconhecimento ao seu trabalho. Eva Walker da banda Black Tones também fará parte do evento.
Os show também terá a presença dos membros do Pearl Jam Stone Gossard e Matt Cameron e Kendall Jones do Fishbone. Confira a lista completa de quem se apresentará no show em tributo a Tina Bell:
Banda:
MATT CAMERON: bateria (Bam Bam, Skin Yard, Soundgarden, Temple of the Dog, Pearl Jam)
STONE GOSSARD: guitarra (Green River, Mother Love Bone, Temple of the Dog, Pearl Jam)
KENDALL JONES: guitarra (Fishbone)
JENELLE ROCCAFORTE: baixo (Gringa, Monreal Latin Blues)
AYRON JONES: guitarra (Ayron Jones Band)
Vocalistas:
OM JOHARI (Hell’s Belles, Re-Ignition)
EVA WALKER (Black Tones)
SHAINA SHEPHERD (BEARAXE)
DEJHA (The Union Gospel)
D’MITRA SMITH (Ex’s with Benefits)
With RE-IGNITION (Bad Brains Tribunal) and DJ C-Note.
Diversas publicações na terra natal da banda agora reconhecem e se propõem a contar a história da mulher negra que foi fundamental para a história do grunge.
Junto com o Bam Bam, Tina Bell gravou um dos primeiros álbuns do que viria a ser considerado grunge, ao lado de Matt Cameron, futuro baterista do Soundgarden, Temple of The Dog e Pearl Jam. A sua banda foi referência para nomes como Green River, Fartz e Accused.
Em março Tina Bell também foi tema do programa da rádio KEXP Sound & Vision que contava com depoimentos dos ex-membros do Bam Bam Scott Ledgerwood e Matt Cameron, baterista do Pearl Jam e Soundgarden, além de artistas negros da cena alternativa de Seattle atual como Eva Walker do Black Tones e Dany Denial. O seu filho TJ Martin também foi entrevistado e deu detalhes sobre os últimos dias de sua mãe e todo o desrespeito que ela teve em vida.
É muito importante que Tina Bell e sua banda, ainda que tardiamente, estejam recebendo o reconhecimento e carinho do público e que seu nome seja conhecido por novas gerações depois de inúmeras tentativas de apagar o seu nome da história. Vão ouvir Tina Bell e o Bam Bam!