Lendo agora
Especial 25 anos de The Smashing Pumpkins: A era Siamese Dream

Especial 25 anos de The Smashing Pumpkins: A era Siamese Dream

Smashing Pumpkins

Esta é a segunda parte do especial de cinco posts comemorativos dos 25 anos do grupo de Rock Alternativo The Smashing Pumpkins. Apesar das brigas e instabilidades dos integrantes originais, a banda conseguiu se firmar no cenário alternativo e no mainstream com seu segundo álbum de estúdio Siamese Dream. A partir daí se tornaram conhecidos no mundo todo com músicas que entraram para história do rock.

Siamese Dream: o reconhecimento

Siamese Dream - Smashing Pumpkins
Siamese Dream

Cansados de serem comparados com outras bandas da época e de serem taxados de grunges (mesmo tendo contribuído com o single “Drown” para a trilha sonora do filme Vida de Solteiro, que se passava na cena grunge de Seattle.) e pressionados para lançar um álbum que tivesse tanto sucesso quanto Nevermind do Nirvana, Billy e cia. iniciaram o árduo processo de gravação de seu segundo álbum.

Em meio as escapadas de Jimmy para comprar drogas e as constantes brigas de James e D’arcy pelo rompimento do namoro, Billy se afundava em uma forte depressão, que o fez até cogitar o suicídio. Nesse clima, eles depositaram todas as suas esperanças na gravação do novo trabalho e se ele não trouxesse o retorno esperado o futuro da banda entraria em jogo.

Por causa de sua depressão, Billy resolveu fazer terapia para superar o seu bloqueio criativo e, como a maior parte dos problemas incluía os outros membros da banda, todos foram levados para a sala do terapeuta. Essas sessões foram gravadas e disponibilizadas posteriormente. A maioria das composições das letras do álbum foram influenciadas por esse período.

Reza a lenda que Billy Corgan gravou todas as linhas de baixo e guitarra do álbum, já que D’arcy ainda não tinha habilidade para acompanhá-lo e James, às vezes, se recusava a gravar. Isso nunca foi confirmado, mas Billy já se estabelecia, aos olhos da mídia, como um tirano perfeccionista e genioso.

Siamese Dream foi lançado em 27 de julho de 1993 e mesclava as principais influências da banda, como o shoegaze, rock psicodélico, dream pop, heavy metal e pop rock dos anos 70. Billy lançou mão do overdubbing, mesclando várias camadas de guitarras com efeitos em uma mesma música, o que tornava algumas músicas dos Pumpkins quase impossíveis de serem tocadas ao vivo. As faixas alternavam períodos de suavidade com momentos mais pesados e agressivos.

Cherub Rock, o primeiro single a ser lançado, conseguiu a primeira indicação da banda ao Grammy, como melhor performance de Hard Rock e Rock Alternativo. Today, o segundo single lançado, teve seu vídeo exibido à exaustão pela MTV. Uma curiosidade sobre o vídeo é que quando Billy era criança viu um vendedor de sorvetes se demitir e jogar tudo para o alto, situação que inspirou o vídeo. Essa música entrou para a história dos Pumpkins e até hoje é lembrada como um dos símbolos dos anos 90. Assim como Disarm, o terceiro single, canção catártica em que Billy expõe seus sentimentos e a sua conturbada relação com o seu pai. Rocket foi o último single e a festa das guitarras acontece nessa música, é quase uma overdose.

Siamese Dream conseguiu com êxito mesclar ótimas canções de Hard Rock, como Quiet, com melodias mais leves como Today e Luna, além de ser uma obra em que Billy incluiu aspectos de sua história pessoal, como em Spaceboy, música dedicada ao seu irmão deficiente ou em Soma, em que o tema era a sua esposa na época. A própria capa do álbum faz referência a relações de irmãos e o título “Siamese Dream” é o que Billy queria construir no álbum, um lugar de sonhos em que as pessoas pudessem ser levadas para a terra da Pumpkinlândia.

Faixas do álbum Siamese Dream:

1 – Cherub Rock – 4:58
2 – Quiet – 3:41
3 – Today – 3:19
4 – Hummer – 6:57
5– Rocket – 4:06
6 – Disarm – 3:17
7 – Soma – 6:39
8 – Geek U.S.A. – 5:13
9 – Mayonaise – 5:49
10 – Spaceboy – 4:28
11 – Silverfuck – 8:43
12 – Sweet Sweet – 1:38
13 – Luna – 3:20

Pisces Iscariot: Lados-B e raridades

Com o sucesso de Siamese Dream o grupo lançou posteriormente a coletânea de lados-B e demos Pisces Iscariot, que reunia faixas que não entraram nos álbuns Gish e Siamese Dream. Ele superou o segundo álbum na sua estreia entrando em 4º lugar na lista da Billboard em vendagens de discos enquanto Siamese entrou em 10º na sua estreia.

Starla, é uma canção do álbum que tem uma história interessante: ao conhecer uma garota em uma festa e perguntar o seu nome Billy achou que ela se chamasse “Starla” e adorou o nome, resolvendo fazer uma música em homenagem a graça da moça. Um tempo depois ao reencontrar a garota e mostrar a canção que tinha feito, ele recebeu o notícia de que ouvira o nome dela errado e que seu nome real era “Darla”, ficou o constrangimento e uma ótima música.

Nesse período também foi lançado Vieuphoria, uma compilação de vídeos contendo performances ao vivo em programas de TV e festivais, além de cenas de bastidores e as sessões de análise por quais a banda passou.

Faixas do álbum Pisces Iscariot:

1 – Soothe – 2:36
2 – Frail and Bedazzled – 3:17
3 – Plume – 3:37
4 – Whir – 4:10
5 – Blew Away – 3:32
6 – Pissant – 2:31
7 – Hello Kitty Kat – 4:32
8– Obscured – 5:22
9 – Landslide– 3:10
10 – Starla – 11:01
11 – Blue – 3:19
12 – A Girl Named Sandoz – 3:34
13 – La Dolly Vita – 4:16
14 – Spaced – 2:24

A banda conseguiu todo o reconhecimento desejado com esses trabalhos e se firmou como um dos artistas da década. Billy conseguiu se igualar ao Nevermind ao lançar Siamese Dream, mas para a sua ambição se tornar completa ainda faltava criar a obra prima de sua carreira.

Vídeos promocionais da era Siamese Dream:

Cherub Rock:

Today:

Disarm:

Rocket:

 

Copyright © 2016-2024 Sopa Alternativa. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem autorização prévia da autora.