O Cigarettes After Sex é uma banda formada em 2008 e liderada por Greg Gonzalez, eles lançaram o seu primeiro EP em 2012, intulado “I.“. O EP tem quatro canções, uma delas responsável por catapultar a banda no YouTube no final de 2015. Quando o site sugeriu o vídeo da música “Nothing’s Gonna Hurt You Baby” de maneira aleatória, a banda viu a sua música viralizar e ganhar milhões de views, a partir daí os ingressos para os seus shows no Brooklyn/NY começaram a esgotar rapidamente.
O YouTube, de vez em quando, dá algumas boas sugestões de bandas, foi o caso do Heartless Bastards, que acabei conhecendo porque o site sugeriu a banda enquanto eu ouvia as minhas playlists habituais de rock alternativo.
O Cigarettes After Sex define o seu som como uma mistura de slow pop e rock alternativo, mas flerta um pouco com o shoegaze e algumas pessoas compararam o som da banda com Slowdive, Mazzy Star, Pixies e até Lana Del Rey. Eu também acho que lembra a sonoridade dessas bandas e me conquistou fácil na primeira vez que eu ouvi (bem depois deles viralizarem no YouTube). Me lembrou algumas bandas de shoegaze e até um pouco do som de Asobi Seksu.
A banda lançou um segundo EP em 2015 com apenas duas músicas “Affection”, que da continuidade as canções de dormir da banda e o cover de “Keep on Loving You”, do grupo Reo Speedwagon, hit nos anos 80, eles fizeram uma versão bem particular dessa música. O vocalista disse que algumas pessoas o procuram para dizer que a música deles os ajuda o dormir quando estão ansiosos.
“(…) A minha coisa favorita é que as pessoas dizem que se eles tem ansiedade para dormir a música os ajuda. É como terapia musical…” – Greg Gonzales para o site Noizey.
Além de Greg Gonzalez nos vocais e guitarra, completam o grupo Phillip Tubbs (teclados), Randy Miller (baixo) e Jake Tomsky (bateria). A voz andrógina de Gonzalez também me lembra um pouco de Placebo (eu jurava que era uma mulher cantando na primeira vez que eu ouvi).
A banda segue em turnê pelos EUA e Europa e eles vão abrir alguns shows para o Garbage no Texas, agora em setembro.
Leia também:
Cigarettes After Sex: o amor traduzido em 5 canções.
O Cigarettes After Sex lembra muitas coisas, muitas bandas, traz muitos sentimentos, rola uma nostalgia e um romantismo quando se ouve o som deles, e ainda assim demonstra uma naturalidade e identidade única que faz a gente querer ouvir mais de tudo isso.
Fiquem com as músicas da banda, para ter um gostinho dessa maravilha:
Referências:
http://www.rollingstone.com/music/pictures/10-new-artists-you-need-to-know-january-2016-20160125/troye-sivan-20160125
https://noisey.vice.com/en_us/article/the-diehard-romanticism-of-cigarettes-after-sex
https://hitsperdidos.wordpress.com/2015/12/10/cigarettes-after-sex-do-slowdive-ao-youtube/