Já falamos aqui no Sopa da história da Tina Bell e da sua banda Bam Bam e no quanto é importante honrar o nome dela e a sua história dentro do grunge.

Pois bem, parece que os deuses da música e a própria Tina Bell resolveram dar uma força para que o mundo saiba quem foi a rainha original do grunge.

Um material inédito da banda, que se pensava estar perdido, foi encontrado e agora os singles dos anos 1980 estão sendo lançados pelos membros originais do Bam Bam: Scott Ledgerwood, baixista, e Tommy Martin, guitarrista e ex-marido da Tina Bell. Também tem se falado em uma reunião do Bam Bam, mas vamos deixar essa novidade para os próximos capítulos dessa história.

Essa é uma notícia maravilhosa para quem conheceu a história da Tina Bell e de sua banda, considerada uma lenda do grunge de Seattle. Músicas como “Ground Zero”, canção que guarda muito do que seria o grunge do anos 90, e “Show What You Know” agora estão disponíveis no Youtube e Spotify para quem quiser ouvir e seguir as novidades da banda.

“Junto com o Bam Bam, Tina Bell gravou um dos primeiros álbuns do que viria a ser considerado grunge, ao lado de Matt Cameron, futuro baterista do Soundgarden, Temple of The Dog e Pearl Jam. A sua banda foi referência para nomes como Green RiverFartz e Accused.

A banda foi fundada em Seattle em 1983 pelo guitarrista Tommy Martin, além de Tina Bell nos vocais, a banda ainda contava com Matt Cameron na bateria e Scotty Buttocks no baixo. Tina foi uma das primeiras mulheres negras a liderar uma banda de punk/grunge e hard rock.”

Ouça e siga o Bam Bam no Spotify:

Também foram encontrados vídeos de apresentações da banda nos anos 80, com as performances incríveis de Tina nos vocais. Tudo isso surgiu em menos de um ano após a publicação da história da Tina aqui no Sopa, o que só pode ser um sinal de que mais coisas incríveis relacionadas ao Bam Bam estão por vir.

Veja também:
As Mulheres Negras no Rock em 50 canções
Tina Bell: uma mulher negra ajudou a fundar o grunge
The Veldt: os pioneiros do shoegaze que você precisa conhecer

Um vídeo em alta qualidade do single “Ground Zero” também foi lançado recentemente como parte dessas novas descobertas. Assim como a animação do vídeo de “Show What You Know” e um vídeo raro da canção “Stress”. Veja os vídeos abaixo:

Bam Bam – Ground Zero:

Veja o vídeo de “Stress” do Bam Bam:

Bam Bam – Show What You Know:

Bam Bam – Villains:

Para saber mais sobre Tina Bell e o Bam Bam siga a página deles:

facebook.com/Bam-Bam-113795031991834/
facebook.com/Tina-Bell-163445243723206/