Vida de Solteiro: amor e grunge nos anos 90

Categorias Cinema, Trilhas Sonoras
Singles movie/Vida de Solteiro
Love is a game. Easy to start. Hard to finish.
Love is a game. Easy to start. Hard to finish.

A comédia romântica Singles (Vida de Solteiro aqui no Brasil) foi lançada em 1992 dirigida por Cameron Crowe, com Bridget Fonda no papel de Janet Livermore e Matt Dillon como Cliff Poncier. Dividido em capítulos o filme conta a história de dois casais e seus amigos na casa dos vinte anos, mostrando sua vida em um bloco de apartamentos, como plano de fundo está a cidade de Seattle e o movimento grunge surgido na época.

O personagem de Matt Dillon tem uma banda chamada Citizen Dick cujos integrantes são os membros do Pearl Jam: Jeff Ament, Stone Gossard e Eddie Vedder. Chris Cornell, vocalista do Soundgarden, faz várias pontas no filme junto com alguns integrantes do Alice in Chains.

Lançando em meio ao estouro do movimento grunge no mainstream e com vários músicos no elenco, já era de se esperar que a trilha sonora estivesse recheada de bandas da época como Screaming Trees, Smashing Pumpkins, Mudhoney, Pearl Jam, Mother Love Bone e Soundgarden, porém o Nirvana, que havia acabado de estourar com o seu álbum Nevermind, não pode ser incluído na lista, pois os direitos de Smells Like Teen Spirit ficaram muito caros.

Contudo o filme não fez tanto sucesso quanto a sua trilha sonora, não obteve retorno comercial e nem de crítica, mas abriu caminho para uma série de filmes sobre o comportamento da Geração X como Reality Bites (Caindo na Real) e Threesome (Três Formas de Amar), eu vi o filme e, apesar de ser pouco conhecido por aqui, ele não fica atrás  de nenhuma das boas produções da época e é um retrato interessante de como eram construídas as relações da geração pré-internet e gadgets.

Entrando nessa onda a Warner Bros. tentou transformar Singles em uma série de TV adaptando vários elementos e mudando o nome da série para “Friends” quando não conseguiu a aprovação de Cameron Crowe para o projeto original.

Ouça a trilha sonora:

Trilha sonora:

1. Would? – Alice in Chains
2. Breath – Pearl Jam
3. Seasons – Chris Cornell
4. Dyslexic Heart – Paul Westerberg
5. The Battle of Evermore (live Led Zeppelin cover) – The Lovemongers
6. Chloe Dancer/Crown of Thorns – Mother Love Bone
7. Birth Ritual – Soundgarden
8. State of Love and Trust – Pearl Jam
9.Mudhoney – Overblown
10. Waiting for Somebody – Paul Westerberg
11. May This Be Love – The Jimi Hendrix Experience
12. Nearly Lost You – Screaming Trees
13. Drown – The Smashing Pumpkins

Trailer do filme:

 

Sou formada em Artes Visuais, apaixonada por arte, música, livros e HQs. Comecei escrevendo sobre música e me apaixonei pela escrita.

Deixe uma resposta