Resgatando a memória do Hollywood Rock 1993

Categorias Música
Imagem: Adi Leite/Folhapress
Imagem: Adi Leite/Folhapress

O Hollywood Rock 1993, aconteceu em São Paulo nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 1993 e nos dias 25 a 27 no Rio de Janeiro. Ele foi um festival que ficou marcado como a “edição grunge”, trazendo bandas que na época estavam no auge como L7, Alice In Chains e Red Hot Chili PeppersNirvana.

Provavelmente se você perguntar para alguém que esteve presente no festival vai ouvir várias histórias sobre como foram os shows e como o Nirvana destruiu tudo com o seu “Não Show” em São Paulo e cuspiu na câmera da Globo no Rio de Janeiro.

Na época não havia celulares e muito menos YouTube, então registros e matérias sobre os shows, principalmente em São Paulo, são raríssimos cada fã guarda o que tiver como se fosse um tesouro. E essa é a graça da coisa, cada um lembra de um jeito como foi ver o Nirvana, Red Hot Chili Peppers, L7 e etc. em uma época que se pagava pouco para ir aos festivais e as bandas estavam no seu melhor momento. Infelizmente eu não tinha idade suficiente para presenciar tal momento e o que sei dos shows veio depois.

Foto: Barrett Jones
Kurt tocando bateria no show em São Paulo. Foto: Barrett Jones

Nirvana em vídeo raro tocando Drain You em São Paulo:

Hoje em dia a internet conseguiu unir as pessoas que estão a fim de compartilhar como foi viver aquele momento e resgatar a memória de um evento que entrou para a história como um dos grandes festivais do país. Raridades como as gravações dos shows de São Paulo e recortes de jornais e revistas que saíram na imprensa na época ajudam a entender o momento que estávamos vivendo, como a nudez de algumas bandas que chocaram muita gente e as fãs que tinham táticas apuradas para sair com os caras das bandas, com destaque para a mina que conseguiu ficar com o Anthony amor da minha vida Kiedis e não desgrudou mais dele. Sem falar no furacão que o Kurt Cobain e a Courtney Love causaram na imprensa por aqui, tanto nas declarações como na atitude foi pra Sônia Abrão nenhuma botar defeito.

Veja o vídeo com uma geral do que foi o Hollywood Rock:

Muito disso se perdeu, como na época ainda não havia o hábito de ver as coisas pela tela do celular (bons tempos) muito da memória ficou guardada com quem esteve presente e sentiu a magia daquele momento, as gerações mais novas não puderam crescer com isso, uma pena.

Graças ao grupo Hollywood Rock 1993 eu consegui achar algumas raridades e entender melhor o que foi tudo aquilo, sem falar que bate uma inveja das pessoas que estiveram presentes nas edições e viram de perto shows de bandas que nunca mais tocaram daquele jeito ou que acabaram logo em seguida.

Temos que falar também das bandas brasileiras que se apresentaram, não consegui achar muita coisa, nem os setlists de algumas. Biquíni Cavadão, DeFalla, Dr. Sin e Engenheiros do Hawaii representaram bem o nosso rock nacional e seria legal encontrar mais coisas sobre eles no festival.

Enfim rolou tanta coisa que agora a gente quer saber de você como foi vivenciar tudo isso.

Se você tem alguma história daquela época conta pra gente nos comentários e se tiver algum material raro que está guardado a sete chaves na sua casa manda pra gente ou entra lá no grupo. O mais legal de ir aos shows, além da experiência, é poder compartilhar depois com pessoas que também curtem como foi viver tudo isso.

Para matar a saudades ouça uma playlist do Hollywood Rock 1993:

P.S. Agradecemos ao pessoal do grupo Hollywood Rock 1993, que permitiu que usássemos alguns materiais exclusivos no post.

Referências:
http://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2013/01/16/ha-20-anos-nirvana-fazia-em-sao-paulo-show-mais-surreal-e-emblematico-da-carreira.htm

 

Sou formada em Artes Visuais, apaixonada por arte, música, livros e HQs. Comecei escrevendo sobre música e me apaixonei pela escrita.

Deixe uma resposta