Nós (Us no título original) é o aguardado segundo filme de terror do diretor Jordan Peele, que fez um tremendo sucesso com o seu primeiro filme Corra!, que lhe rendeu até um Oscar, entre outras premiações e foi sucesso de bilheteria.

Em Nós o diretor repetiu o sucesso e o bom desempenho do seu primeiro filme como diretor de filmes de horror, mas se em Corra! Peele inaugurou um novo gênero que pode ser definido como “Terror Social”, em que trata do racismo como tema central da história, em Nós o diretor segue para outras discussões, mas sem perder a estética que já se tornou característica de seus filmes.

Veja também:
Ouça a trilha sonora do filme Corra! (Get Out)

Nós

Estrelado pela talentosa Lupita Nyong’o e Winston Duke, o filme mostra uma típica família americana indo passar férias na sua casa de praia e sendo surpreendida por pessoas que são exatamente a cópia perfeita deles.

Uma das coisas que incomodava Jordan Peele quando ele via filmes de terror é que os personagens negros sempre morriam rapidamente nas histórias e isso o motivou a criar as suas histórias focadas em pessoas negras que conseguem sobreviver a maior parte do tempo.

Quando um filme é estrelado por um elenco em sua maioria negra a audiência e quem distribui os filmes, costuma achar que é um filme de nicho, que não atende a todos de maneira universal, diferente de quando o protagonista é branco. Ou que o tema bordado sempre será o racismo. Em Nós temos uma família formada por um casal negro e seus filhos emq ue o tema centra não é o racismo. A protagonista Lupita mostra muito bem a que veio em seu primeiro papel principal, apesar dela já ter ganho um Oscar como atriz coadjuvante. A performance dela é digna de indicações nas próximas premiações.

Falando da trilha sonora, Jordan Peele repetiu a parceria com Michael Abels, que também compôs a trilha do filme Corra!, e novamente os dois conseguiram outra obra de arte. Desde “Anthem”, a aterrorizante música do início do filme, até a versão que eles fizeram da música “I Got 5 on It” do duo de hip hop Luniz, transformando-a em música de suspense de dar medo em qualquer um, no melhor estilo Hitchcock. Além disso também figuram na trilha canções de Janelle Monáe, The Beach Boys e um uso muito peculiar da música F**k tha Police do N.W.A..

Se você ainda não viu “Nós”, sugiro que veja o quanto antes e depois volte aqui para apreciar a trilha sonora novamente, porque esse filme vai ficar na sua cabeça por dias seguidos. E lembre-se “Nós somos o nosso pior inimigo”. Veja abaixo as músicas do aparecem no filme:

LUNIZ – I GOT 5 ON IT

Janelle Monáe – I Like That

F**ck Tha Police – N.W.A.

Playlist com as músicas do filme Nós:

Ouça a trilha sonora original do filme Nós (Us):

Tracklist:

I Got 5 On It (feat. Michael Marshall) – Luniz
I Like That – Janelle Monáe
Forever (feat. Ravyn Lanae & Joseph Chilliams) – Noname
Toast – Koffee
Reality Check (feat. Eryn Allen Kane & Akenya) – Noname
Good Vibrations – The Beach Boys
F**k tha Police – N.W.A.
Why You Treat Me so Bad – Club Nouveau
Les Fleurs – Minnie Riperton

Trilha original:

Anthem
I Like That (Janelle Monáe)
Outernet
Spider
Ballet Memory
I Got 5 On It (feat. Michael Marshall) (Luniz)
Beach Walk
First Man Standing
Back to the House
Keep You Safe
Don’t Feel Like Myself
She Tried to Kill Me
Boogieman’s Family
Home Invasion
Once Upon a Time
Run
Into the Water
Spark in the Closet
Escape to the Boat
Femme Fatale
Silent Scream
News Report
Zora Drives
Death of Umbrae
Somber Ride
Immolation
Down the Rabbit Hole
Performance Art
Human
Battle Plan
Pas De Deux
They Can’t Hurt You
Finale
Les Fleurs (Minnie Riperton)
I Got 5 On It (Tethered Mix from US) [feat. Michael Marshall] (Luniz)