Ibeyi: a dupla franco-cubana cheia de personalidade

Categorias Música
Ibeyi

O duo Ibeyi é formado pelas irmãs gêmeas Lisa-Kainde e Naomi Diaz, as irmãs são francesas, mas tem ascendência cubana por parte de seu pai Miguél Anga Diaz, que era percussionista e já integrou o Buena Vista Social Club, ele faleceu em 2006, aos 45 anos. O pai foi forte influência na vida musical das garotas, assim como o canto iorubá e a santería, que a dupla integrou em seu trabalho.

As irmãs definem o ritmo que elas criaram como “negro spirituals”, o som da dupla tem elementos de jazz, música eletrônica e cantos iorubá. Ele é uma mistura das personalidades das irmãs, que apesar de serem gêmeas pensam de forma totalmente diferente em relação aos seus gostos musicais e agem de forma oposta, enquanto Lisa é mais falante, Naomi é mais quieta e fechada, e é isso que engrossa o caldo da sopa do som do Ibeyi. Lisa gosta muito de Jazz, já Naomi se interessa mais por hip hop e os gostos aparentemente opostos funcionam perfeitamente quando misturados pelas irmãs.

As irmãs gêmeas do Ibeyi.

Conheça a dupla Oshun, que também tem influências Iorubá.

Apesar de terem sido criadas na França, elas passaram os seus dois primeiros anos de idade em Cuba e se lembram dos shows que o pai fazia, além de seguirem a religião da santería, tudo isso serviu para formar a espiritualidade e ancestralidade que a dupla carrega em seu trabalho musical e em sua vida.

Todo o trabalho do Ibeyi é carregado desse significado mágico, o nome escolhido pela dupla significa “irmãos gêmeos” em Iorubá e as letras de suas músicas mesclam os cantos em inglês, espanhol e Iorubá.

A dupla caiu nas graças de ninguém menos que Beyoncé e Jay-Z no início de sua carreira, chegando a fazer uma participação no álbum visual Lemonade de Beyoncé em 2016. O Ibeyi lançou o álbum “Ash” recentemente e segue fazendo turnês pelo mundo e inclusive já passou aqui pelo Brasil.

Ouça a dupla Ibeyi no Spotify:

Ibeyi – Away Away:

Ibeyi – River:

Ibeyi – I Wanna Be Like You:

Ibeyi – Me Voy:

Ibeyi – Oya:

* Publicado originalmente no blog Las Pretas.

Sou formada em Artes Visuais, apaixonada por arte, música, livros e HQs. Editora nos blogs Las Pretas e Sopa Alternativa.


Deixe uma resposta