Residência artística, CasaArtistas do mundo inteiro podem se inscrever para participar do Programa de Residência Artística da Casa das Caldeiras, um dos polos multiculturais mais interessantes do Brasil. As inscrições vão até o dia 12 de março!

Casa das Caldeiras abre inscrições para Programa de Residência Artística de 2019

A Casa das Caldeiras – um dos primeiros espaços autônomos a lançar um programa de Residência Artística no Brasil – está com inscrições abertas para selecionar artistas e portadores de projetos interessados na dialética entre Arte e Patrimônio, que este importante local da cidade de São Paulo peculiarmente propicia.

A Associação Cultural Casa das Caldeiras recebe até 12 de março, as inscrições dos candidatos interessados em ingressar no Programa “Obras em Construção 2019” que será realizado de 09 de abril até 01 de Novembro de 2019. Para se inscrever, os interessados devem acessar o portal da Casa das Caldeiras: http://casadascaldeiras.com.br/blog/artigo/obras-em-construcao-2019 ler o edital e acessar os links para inscrição.

Podem se inscrever artistas, grupos, coletivos e pesquisadores portadores de projeto, vivendo e trabalhando no Brasil ou no exterior. Os selecionados vivendo fora da cidade de São Paulo poderão contar com Hospedagem, Alimentação e Transporte local, oferecidos pelo Programa.

Veja também: A ironia do artista Nedko Solakov

O Programa consiste em viabilizar espaços de Residências Artísticas propondo acompanhamento logístico, administrativo e de estruturação do projeto, fomentando um contexto de troca de conhecimentos, métodos e impressões entre os artistas residentes.

O objetivo é dar condições para que os participantes possam desenvolver seus projetos e seu processo de criação, se relacionando com o patrimônio, com o território, com os demais residentes e experimentando ações com o público frequentador da Casa das Caldeiras. A interação das obras com a cidade e a relação afetiva com a memória coletiva.

Foto de divulgação - Produção Samba do Sol
Foto: Nego Júnior © 2017

A partir desta edição, o Obras Em Construção faz um convite especial aos participantes, para que reflitam sobre possibilidades de contrapartida que propiciem algum tipo de formação, fortalecimento de ações sociais em locais de vulnerabilidade, transmissão de conhecimento para jovens, a partilha de processos que inspirem e colaborem com a construção de encontros coletivos de convivência e formação de público. O objetivo é acolher ideias sensíveis, que promovam transformação social em todos os seus aspectos possíveis, através de experiências artísticas criativas.

Ao final do período de residência, os residentes serão convidados a expor seus experimentos em uma grande mostra de processo a ser realizada na Casa das Caldeiras intitulada TEMPO FORTE, que além de visibilidade aos projetos, cria um espaço-tempo para diálogos, intercâmbios e transferência de conhecimentos entre os artistas residentes, profissionais da área da cultura e o público.

Obras em Construção é destinado a pessoas que estejam trabalhando no campo da arte contemporânea, da cidadania e desejando desenvolver seu projeto através de um processo de residência artística e de pesquisa em espaços não tradicionais, abertos a pluridisciplinaridade, aos encontros e aos Intercâmbios multiculturais. A candidatura pode vir acompanhada de propostas de oficinas, workshops e palestras.

As primeiras experiências com residências artísticas na Casa das Caldeiras aconteceram em 2002. Desde então, a ocupação foi se aprimorando até se consolidar através de um edital de seleção em 2008. Desde então, foram acolhidos quase 300 projetos de artistas brasileiros como Vera Sala, Jorge Garcia Companhia de Dança, Cia Mugunzá e até nomes internacionais como os chineses Ding Hao, Zhang Wei, Zhao Yanan, Chen Wenling e Yang Liu que participaram da edição de 2017 sobre a curadoria de Yugao, um dos maiores nomes femininos da arte contemporânea na China.

Para estimular a circulação dos trabalhos e dos artistas em residência, a ACCC participa e desenvolve projetos de intercâmbio em parceria com as redes internacionais das quais é membro, como: Centros Culturais e Monumentos Históricos (CCR) (www.accr-europe.org) – A rede que oferece aos membros uma plataforma de informações, reflexões e de trabalhos sobre as questões de comum interesse sobre reabilitação e reutilização de espaços patrimoniais.

Residência Artística
TodoDomingo – CRIA – Créditos para Nego Júnior © 2017

Artfactories (www.artfactories.net) – Plataforma internacional de base de dados para pesquisa de espaços de cultura e de artes, nascidos de projetos artísticos cidadãos e de um engajamento com as populações.

RES ARTIS (www.resartis.org) – Maior rede de relacionamento do mundo entre programas de residência artística. Mais de 400 centros culturais, organizações e indivíduos associados em mais de 70 países.

Além da Free Dimensional (www.freedimensional.org) e APT (www.artistpensiontrust.org), sempre buscando um eixo de trabalho que permita o desenvolvimento de projetos autônomos e a circulação de artistas e suas obras além das fronteiras nacionais.

A data limite para o recebimento dos documentos de inscrição para o Programa Obras em Construção 2019 é dia 12 de março. O resultado será enviado por email aos inscritos, no dia 29 de março.

Mais informações em: www.facebook.com/casadascaldeiras

Contato: Associação Cultural Casa das Caldeiras

Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 2000 – Água Branca – 05001-200 São Paulo-SP

Telefone: 55 (11) 3873-6696

Email:  cultural@casadascaldeiras.com.br

www.casadascaldeiras.com.br/blog

Categories: Artes Notícias