Amantes Eternos (Only Lovers Left Alive no original), é um filme de 2013 do diretor Jim Jarmusch, com Tom Hiddleston como o vampiro Adam e Tilda Swinton como a vampira Eve. Os dois são vampiros que se amam há séculos, mas que no momento vivem separados. Adam é um astro do rock recluso que vive em Detroit, que perdeu o interesse pela vida e está cogitando o suicídio, já Eve leva uma vida de contemplação no Tânger ao lado de seu amigo escritor, e também vampiro, Christopher Marlowe (John Hurt).

Eve resolve ir ao encontro de seu amado quando percebe algo de estranho nele, ao chegar lá o encontra em uma depressão profunda. O sangue nesse conto vampiresco do século XXI é algo que funciona quase como uma droga, dando uma sensação de euforia nos vampiros, mas que  para o nosso casal não é o que alimenta a vida deles. A arte é o que os move entre os séculos e o que produz interesse em ambos, Adam passa horas admirando os seus raros instrumentos musicais enquanto Eve devora livros inteiros em minutos.

Aliás, a característica contemplativa do filme torna a narrativa extremamente lenta, para quem está acostumado com os blockbusters de Hollywood o filme pode dar até um pouco de sono, mas essa lentidão é o que nos permite focar nos detalhes: na casa abarrotada de livros de Eve, na característica um tanto acumuladora de Adam, nos longos passeios de carro por uma Detroit destruída, mas que ainda assim pode ser bela, e até há espaço para o humor nos picolés de sangue que Eve prepara para Adam.

Os dois vivem deslocados do mundo dos humanos a quem Adam chama de zumbis, mas quando a irmã mais nova de Eve volta para ficar com eles toda a paz acaba, causando muitos problemas para os dois. Ava (Mia Wasikowska) é uma vampira que vive em Los Angeles e está totalmente integrada com o mundo humano. Ela serve de contraponto aos dois, se opondo a característica hedonista do casal e não medindo as consequências dos seus atos. A presença de Ava obriga o casal a resolver os problemas criados por ela, bagunçando totalmente a vida deles.

Veja o trailer de Amantes eternos:

A trilha sonora é parte fundamental da história, se tornando um personagem à parte, com as músicas que Adam compõe e com momentos que servem de propósito para os nossos protagonistas como a participação da cantora Yasmine Hamdan em um momento crucial do filme. A trilha foi premiada no Festival de Cannes e mescla as composições minimalistas de Jozef van Wissem, com faixas de soul, rock e músicas da própria banda do diretor com o seu projeto SQÜRL, além da já citada Yasmine Hamdan.

Ouça a trilha sonora na íntegra:

Faixas da trilha sonora:

Funnel Of Love
Written by Charlie McCoy & Kent Westberry
Performed by ‘SQÜRL (featuring Madeline Follin)’

Harissa
Written by Pat Jabbar & Abdelaziz Lamari
Performed by Kasbah Rockers
Courtesy of Barraka El Farnatshi Prod.

Caprice No. 5 in A Minor
Written by Niccolò Paganini
Performed by Charles Yang

Gamil
Written by Mirwais Ahmadzaï, Yasmine Hamdan and Abdelouab Abrit
Performed by Y.A.S.
Universal Music France
Universal Music Operations Ltd
and Les productions 50 50

Can’t Hardly Stand It
Written by Joe Chastain, Charlie Feathers & Jerry Huffman
Performed by Charlie Feathers
Courtesy of Gusto Records, Inc.

Trapped By A Thing Called Love
Written by Denise Ora Craig
Performed by Denise LaSalle
Courtesy of Westbound Records
By Arrangement with Bridgeport Music Inc.

Soul Dracula
Written by M. Armbruster and P. Duc
Performed by Hot Blood
Courtesy of Dynamo Records

Under Skin Or By Name
Written by Dave W. & Ego Sensation
Performed by White Hills
Courtesy of Drug Space Records

Red Eyes And Tears
Written by Robert Turner (as Robert Been), Peter Hayes and Nick Jago
Performed by Black Rebel Motorcycle Club
Virgin Records
Universal Music Enterprises

Little Village
Written and Performed by Bill Laswell
Courtesy of Invasion Group Limited

Hal
Composed, Written, Produced and Performed by Yasmine Hamdan
Kwaidan Records
Co-Published by Kwaidan Publishing

The Taste Of Blood
By Jozef Van Wissem & SQÜRL

Sou formada em Artes Visuais, apaixonada por arte, música, livros e HQs. Editora nos blogs “Las Pretas” e “Sopa Alternativa”, também colaboro com o “Delirium Nerd” e “Blogueiras Negras”.

Deixe uma resposta